domingo, 15 de setembro de 2013

FULLPOWER - VW Fusca – Inspiração dos anos 60.

VW Fusca – Inspiração dos anos 60.

Alemão com espírito americano. - Para Montar um volkswagen fusca inspirado no passado, empresário faz diversas viagens ao exterior a fim de absorver as modificações. apresentamos, então, um legítimo “resto cal”
MANT9682

Basta uma breve olhada nesse fusca para confirmar que o bom gosto chegou nele e alí se estabeleceu! Lataria, frisos, acabamentos… Pode procurar defeitos ou detalhes o quanto aguentar, pois não vai encontrar. Principal responsável por esse resultado, Anderson Takeda, um dos donos da paulista Restaurakar (especializada em peças e restauração de VW’s a ar), disse que o carro foi um verdadeiro achado: “Elé é um legítimo Fusca alemão e estava guardado na garagem de um amigo. Ficou por ali cerca de 11 anos, até que o convencemos a nos vendê-lo”, lembra. Totalmente desmontado, o carro necessitava de algumas peças. Foi quando Anderson teve uma ideia: montá-lo no melhor estilo Resto Cal, tradicional modificação americana da década de 60.
MANT9703
Em dois anos, a Fuqueta 1964 ganhou todas as características de uma 1961, repleta de componentes europeus e, claro, americanos. Da Alemanha, aliás, veio um vazinho de flor, acessório de época dos Fusca — agora você já sabe de onde surgiu a ideia do porta-flor no painel dos Beetle atuais. Também de lá Anderson conseguiu um raro painel com marcador em km/h e medidor de combustível na mesma peça. “Esse eu digo que é um componente raro. Além de difícil de encontrar, quem tem o comercializa por preços exorbitantes”, afirma. No local onde seria o marcador de combustível, um relógio original informa a hora para o motorista. Ah, e se olhar ao centro do painel, também notará um rádio FM nostálgico, acessório dos Porsche 356.
MANT9805
E a viagem no tempo deste “61” não para por aí… Após um extremo garimpo, Anderson encontrou um volante animal, fabricado pela japonesa Flat4. “Eles confeccionam e distribuem peças da linha VW a ar para toda a Europa e Estados Unidos. Em uma viagem abracei esse modelo, réplica dos utilizados nos Porsche 356”, lembra Anderson, que completa: “Quase tudo nesse VW trouxe de fora. O conta-giros Monster (de 125 mm), todavia, é da nacional Cronomac. Ele é feito com base em alguns dados que eu passei à fabricante, após ver um Fusca nos EUA com um semelhante, montado à mão pelo dono do carro”, conta — tal instrumento pertence à linha Volks. A mala no chiqueirinho (espaço reservado atrás do banco traseiro) também é obra do visual Resto Cal: “Vi muito disso nos encontros, mas não consegui comprar uma mala de época. O jeito foi ‘roubar’ uma da minha mãe”, brinca.
MANT9843
Finalizando as alterações do interior, destaque para as laterais de portas importadas, um teto-solar da nacional Ragtop e um porta-trecos logo à frente da alavanca de câmbio. “Foi mais um acessório que improvisei”, diz Anderson sobre o cesto, customizado por ele. Se você acha que acabou, espere só até ver quanta coisa mudou no exterior desse besouro…
Começando pelos para-choques, oriundos de um besouro de 1960. Dessa versão, aliás, vieram muitas outras peças, como piscas dianteiros e lanternas traseiras. “Essa foi a principal ideia da customização: montá-lo com inspiração em um modelo mais antigo. A pintura também é baseada na versão de 60, assim como o aspecto do interior”, diz Anderson. Outro detalhe do Resto Cal são rodas com pneus mais largos na traseira e dianteiras montadas com eixo encurtado, mais para dentro da carroceria. “Utilizamos rodas Empi, modelo BRM, no aro de 15,5 polegadas. O grande diferencial está na medida dos pneus, sendo 155/60 na dianteira e 205 na traseira”, explica o especialista. Sobre o eixo, ele afirma que foram encurtados em 1,5 centímetros cada lado.
MANT9692
Tão impressionante quanto tudo isso comentado é o capricho empregado na mecânica. Se originalmente ele tinha um 1.200 cilindradas de 6V, hoje exibe um poderoso 1.700 12V, com kit de época conhecido por SP2. Montado pela Concept Car, o motor boxer impressiona principalmente pelo ronco de escape, tão silencioso quanto os carros atuais. O segredo? Um escape 4×1 com abafador Bug Pack, que reduz agradavelmente o ronco dos refrigerados a ar. A mecânica também reserva comando Engle W110 (de 284º) e um carburador central Empi HPMX 40.
Questionado se venderia a joia, Anderson se antecipa: “Ele não tem preço. Nem adianta me mandar propostas, pois o Fusca, pelo menos por enquanto, será showcar da Restaurakar”. Quer vê-lo pessoalmente? Então acelere para o próximo encontro de Volkswagen a ar. E não se esqueça de levar um lenço para enxugar a baba!
MANT9862
Texto: Giuliano Gonçalves
Fotos: João Mantovani

Nenhum comentário:

Postar um comentário